quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nem parece, mas falta água!


Este é o Açude Engenheiro Ávidos, que fica na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Olhando assim, parece que ainda há uma imensidão de água e que nem tão cedo ele pode secar, não é mesmo?
Mas o que acontece é que este reservatório é um dos 38 que estão com a metade da capacidade total no Estado. Dos 255 milhões de metros cúbicos, ele está com apenas 90 milhões. Falando assim, em números, não temos bem a noção do que tudo isso significa. Basta dizer que as 69 comunidades que são abastecidas pela Operação Pipa no Alto Sertão, até agora, dependem desse açude para realizarem todas as tarefas que necessitam da água. E a gente sabe que não são poucas.
Imagine você passar apenas um dia sem água. Não poder escovar os dentes, tomar banho, soltar uma descarga no banheiro, beber água, cozinhar, enfim, imagina não poder fazer nada disso durante 24 horas! Agora imagina o drama de quem espera, ansiosamente, pela chegada dos carros pipa, com direito a 20 litros de água por pessoa, e passar dois, três dias, ou quem sabe, uma semana, tendo que racionar essa água e fazer de tudo para que ela dure até a volta do carro pipa...
Parece uma realidade distante da nossa! Afinal, a seca é coisa do passado! Olha só quanta água temos nas nossas torneiras jorrando, dá pra lavar o carro, a calçada, encher as piscinas e desperdiçar a vontade... É, mas isso acontece, não tão longe, aqui mesmo, é só andar um pouco, ir até a zona rural! É, ela ainda existe! Para constatar tudo isso, não é preciso ir longe, apenas abrir os olhos!
Portanto, ao passar horas no banho, ou deixar a torneira ligada enquanto lava louças, escova os dentes, ou faz sabe-se lá o quê, pare e lembre dos 104 municípios da Paraíba que sofrem com a falta dágua e que precisam de Operação Pipa para conseguir um pouco desse "precioso líquido"... Sem piegas, mas às vezes é preciso jogar na cara de quem não se toca, de quem pensa que vive no Planeta Água, e que sempre será assim!

Nenhum comentário: