domingo, 12 de outubro de 2008

Apresentação no "TEATRO MUNICIPAL CASA DE FARINHA"




" O teatro pode ser traduzido como uma chama permanente que só é preciso ser acesa para que viva e se propague eternamente".

Uma sensação de dever cumprido, satisfação, orgulho e mais uma gama de emoções me invadiram há pouco, quando vi em cena os pequenos que ajudei, de alguma forma, a se expressarem, interpretarem e mostrarem seus sentimentos para uma platéia, composta de pais e outras crianças que, assim como eles um dia, assistiam pela primeira vez a um espetáculo teatral.
Acabo de chegar do Sítio Convento, tomei um banho e corri para a tela do computador, pois a ânsia de descrever esse momento me invadiu de tal forma, que não pude esperar para compartilhar com todos esses sentimentos.

Fomos eu, Hermano e Well, que esse ano teve que se vestir sozinha de palhacinha Kika para acalmar a criançada antes de dar início à apresentação das alunas do curso. Eu e Hermano ficamos encarregados de montar o cenário, fazer maquiagem (Hermano na verdade só atrapalhou hehe) e isso demorou um tempinho. Quando finalmente as crianças entraram em cena, após uma oração e aquecimento breve, meus olhos se encheram de lágrimas e tudo veio à mente. Todos os sábados na sala da escola, as aulas, os sermões que de vez em quando eu e Hermano tínhamos que dar para que eles prestassem atenção, se comportassem, enfim, muitos flashes passaram naquele momento.

Ao final da apresentação, todas as alunas falaram da sua experiência com o curso. Flávia, uma das alunas, até chorou com a despedida. Mas o sucesso da peça "O jardim que tem sede" foi tanto que já fomos convidadas por um vereador da cidade de Serra Rajada, distrito de Riachão do Bacamarte, para realizarmos mais uma apresentação. Todas ficaram felicíssimas. Eu e Hermano também.
O professor Custódio, muito emocionado com o resultado do curso, discursou ao final da peça, parabenizou a nós todos e lembrou mais uma vez da importância de atitudes como essa, de levar a quem não tem oportunidades, a cultura e as artes cênicas.
Mais uma vez repito o quanto essa experiência foi satisfatória e enriquecedora para mim. Não há dinheiro que pague essa felicidade proporcionada de uma forma tão simples, no sorriso e no obrigado dessas crianças. Saber que pude e que posso fazer alguma coisa, mesmo que seja tão pouco, mas que fará diferença para aquela comunidade, me faz sentir melhor, útil talvez, e acima de tudo especial. Obrigada meu Deus por me conceder esse momento.

Encerro aqui confirmando o que disse para elas ao se despedir do curso: Esse foi apenas o começo de uma longa jornada. A semente da cultura, do teatro, acaba de ser plantada e já estamos colhendo nosso primeiro fruto. Espero que muitos ainda venham, e que cada vez mais, eu me orgulhe de ter feito parte dessa caminhada, ter dado o ponto de partida para uma grande vitória!

Parabéns a todos! Agradecimentos especiais ao professor Luiz Custódio, a Hermano que me acompanhou e desempenhou um papel importantíssimo, assim como eu, nesse processo (hehe), a toda a equipe da Associação para o Desenvolvimento da Comunidade do Sítio Convento, aos alunos que iniciaram e não concluíram o curso, e principalmente àquelas que foram até o fim, e brilharam neste início de tarde no, como disse o professor Arão de Azevedo, "Teatro Municipal Casa de Farinha".

Abraços!

Um comentário:

Rebeca. disse...

bem bonitinho!
saudadeee!