segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Quem foi Heitor Villa Lobos...


Hoje, ao abrir a caixa de entrada do e-mail, vi que tinha um trabalho para a disciplina de Estágio Supervisionado e eu havia esquecido completamente que tenho uma reportagem para entregar na próxima segunda-feira.
Bom, ao chegar ao SESC lembrei do concerto que acontecerá hoje (terça), dentro do projeto Sonora Brasil, que será o Quarteto de Sopros da Amazônia, homenageando Heitor Villa Lobos. Na mesma hora pensei: é isso! Villa Lobos será a pauta da minha reportagem. Mas quem foi (ou é) Villa Lobos?
Para começar, assisti ao filme Villa Lobos - Uma Vida de Paixão, que tem a direção de Zelito Vianna e interpretando o mestre temos ninguém menos que Antônio Fagundes e Marcos Palmeira. Um maravilhoso filme que conta um pouco sobre a vida deste grande compositor, mais que brasileiro, Heitor Villa Lobos. Essa obra me foi de grande valia, pois a partir de então, a minha visão acerca da sua obra, vista naquela época como revolucionária e um tanto, ou muito mesmo, desprezada e desvalorizada por alguns, hoje continua sendo uma das maiores influências, se não for a maior da música clássica (ou popular) brasileira.
Acredito que o povo brasileiro precisa conhecer mais os próprios artistas. Sabe, o que é nosso, que é de uma importância!
Bom, acho que vou ter muito o que falar desse artista que não mediu esforços para chegar aonde conseguiu, que, mesmo alguns pensando que sua música não poderia ser tocada por ninguém, sim, chegaram a pensar e dizer-lhe isso, ele não desistiu.
Uma conversa com os artistas do Quarteto amanhã, também me fará abrir ainda mais o meu conceito sobre Villa Lobos, assim espero!

E, para quem tiver oportunidade de prestigiar um pouco de sua obra, hoje, no SESC Centro, o Quarteto de Sopros da Amazônia, a partir das 20h. GRATUITO!

Não tem desculpa para não estar presente!

Nenhum comentário: