sábado, 11 de outubro de 2008

O Teatro vai ao Sítio!!!



Há cerca de um ano, eu e um colega (e amigo) da faculdade tivemos uma idéia que mudou a rotina de mais de quinze crianças da zona rural do município do Riachão do Bacamarte, próximo a Campina Grande.

Com a ajuda e dedicação do nosso professor Luiz Custódio da Silva, que se dispôs durante todo esse tempo a nos transportar de Campina até o Sítio, aproximadamente 20km, sempre aos sábados, sacrificando seu precioso tempo no final de semana para proporcionar às crianças que participaram do curso de iniciação teatral, uma oportunidade de conhecer melhor as artes cênicas, da forma mais ideal possível, fazendo teatro com as próprias mãos.

Lembro como se fosse hoje o primeiro dia de aula. Setembro de 2007. Os rostinhos curiosos daquelas crianças ao nos ver chegar, com propostas inusitadas, fazendo-as dizer o que era, na visão de cada uma delas, o teatro. Algumas diziam que era vida, outras que era alegria, emoção, e tantos outros adjetivos que só a inocência de uma criança era capaz de proferir.
Aos poucos, a timidez foi dando espaço ao talento, cada um dentro de suas posibilidades. Mas já conseguimos enxergar neles a vontade de fazer e de conhecer o universo teatral. Para mim aqueles momentos, dentro de uma sala de aula do grupo escolar do sítio, eram sagrados. O professor sempre se preocupou também com o lanche para os alunos, e todos os sábados, levava alguns biscoitos, suco, refrigerante. Depois de muitos exercícios, eles lanchavam felizes da vida. E aguardavam ansiosos a próxima aula.

A primeira apresentação deles, no Dia das Crianças do ano passado foi uma emoção e tanto. Homenageamos o Circo, e confesso, muitos me surpreenderam. Temos que voltar os olhos aos talentos escondidos na zona rural da Paraíba!
E o tempo foi passando, fomos criando laços com os alunos, o que foi muito bom para mim, receber declarações de carinho, afeto, foi a maior recompensa desse trabalho.
Hoje, tivemos nossa última aula. Ensaiamos para apresentar amanhã, na festa que Custódio realiza todos os anos no próprio sítio, o primeiro espetáculo do grupo. "O jardim que tinha sede" é um texto de Cinthia do grupo Recreio Dramático, de Areia-PB. Uma peça simples, mas que para aquelas crianças, com certeza, terá um valor mais do que especial.
A satisfação em ver a dedicação das jovens atrizes ensaiando, e dando tudo certinho, apesar de algumas dificuldades, que todos nós atores enfrentamos um dia, errar o texto, esquecer fala, tudo isso é normal, principalmente quando estamos iniciando!
A essa hora elas devem estar ansiosas para o grande dia. Eu também estou e Hermano com certeza deve estar, pois ficamos até quase agora (20h), produzindo o cenário, bem amador, mas feito com muito amor.

Bom, eu espero que dê tudo certo amanhã. E vai dar, se Deus quiser! Desde já, estou orgulhosa do trabalho deles e mais ainda da vontade e coragem de fazer teatro.

Amanhã eu volto então, para contar um pouco de como foi esse dia, que com certeza, será muito especial pra mim.

Merda para nós!
Beijos!

2 comentários:

Marlos Araújo disse...

Ah! É muito bom ver a força e empenho de quem ama a arte e a vê como fonte forte de inclusão em todos os lugares. E essa iniciativa, meu bem, é INTEIRAMENTE exemplar!
E sei, que o trabalho desempenhado por essa "garotêeeenha" é o dos mais brilhantes.

Parabéns Zu!
Amanhã vai dar tudo certo...
É muito bom poder dividir qualquer espaço contigo... Momentos únicos de crescer!

xerO!

Zuila David disse...

Ow Marleeeenhos! Obrigada por suas palavras! Dou muito valor aos comentários de um jornalista tão crítico como vc! hehe
Ainda bem q vc gostou neh! hehehe

Adooooro tu!
E vou comentar no seu tb!ATUALIZE viu!!
Bjooooo!!